O circo está armado


            O governo critica a Lei 8666/93 que rege as contratações e os processos licitatórios no Brasil. Segundo o governo, esta lei engessa as ações para as obras. A população está cansada de desculpas esfarrapadas. Todo mundo sabe que as obras vão acontecer “a toque de caixa”, com valores superfaturados, favorecendo meia dúzia de inescrupulosos. Para tentar driblar a lei, o governo lançou mão de um adendo à Medida Provisória 521, chamado de RDC (maiores informações mexam os seus traseiros e seus mouses).

            Como tudo que acontece no Brasil desde o período colonial, estamos vendo mais uma vez o jeitinho brasileiro em ação. Isto, nenhuma análise do Boaventura ou bula papal consegue modificar. Só para o leitor ter uma idéia, essas modificações vão permitir ao governo fazer contratações integrais de obras de uma única empreiteira para acelerar as obras. Em contrapartida, nós sabemos o que isto vai fazer com os valores e quem serão os vencedores destes processos.

            O problema é que nesta política de pão-e-circo o cidadão faz papel de palhaço. Paga as contas de um espetáculo que retira verbas de outras necessidades mais urgentes. Os sonhos da Copa e da Olimpíada ainda vão custar muito caro para os brasileiros. Mania de vira-lata que quer ser cão de raça. Devíamos ligar menos para esse falso status e mais para o desenvolvimento e a educação.

            Nem aquilo que deveria melhorar anda para frente. O transporte público deveria ganhar melhorias, mas nossos aeroportos continuam verdadeiras sucatas, o metrô é um parto para sair do papel e virar realidade, tudo para proteger o lobby da indústria automobilística, que também é uma verdadeira piada no Brasil. Vamos continuar tendo que andar nestas porcarias de estradas com quatrocentos pedágios (exceção feita à algumas em SP), lotadas com ônibus e caminhões e sem ferrovias.
           
Acho que vou sugerir novos símbolos para os eventos. O da Copa podia ser algo meio natalino, com o dinheiro no pé-de-meia escrito presente do governo para seus comparsas. O da Olimpíada pode ser um charuto com um cartola na ponta contando os maços de dinheiro. Seriam bem representativos. O esporte olímpico deixou de ser esporte há muito tempo. A copa é o circo pós-moderno.

Estamos novamente retrocedendo no combate a corrupção. Vamos levar de presente diversos elefantes brancos, tanto os estádios da Copa quanto as instalações Olímpicas. Se pararmos para pensar, é quase como institucionalizar a corrupção. Ficamos praticamente sem ação quando a corrupção está institucionalizada, é o mesmo que o terrorismo de Estado.

Esses megaeventos no Brasil já estão virando piada sem graça antes mesmo de começarem. Viva o Brasil.

            Rafa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification